Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA)
Grupos de Pesquisa Grupos de Pesquisa
- Ayé: Laboratório Interdisciplinar Natureza, Cultura e Técnica
O grupo atua no campo da antropologia e áreas afins com destaque para os campos de conhecimentos, meio ambiente, relação humano e não humano, desenvolvimento e temáticas relacionadas às epistemologias que discutem a relação natureza e cultura. Suas pesquisas e discussões epistêmicas dialogam com temáticas que impactam direta ou indiretamente no meio ambiente e seus aspectos socioculturais. Aborda, ainda, temas como antropoceno, relações interespecíficas, relações de gênero e racial e seus impactos em comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas e periféricas. Por tratar-se de temas de abrangência mundial, o grupo dialoga com produções de conhecimento internacionais, nacionais e regionais.
Espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/
5805247565306143 Websites:
https://www.facebook.com/aye.
antropologia.7 - Educação, Alteridades e Desigualdades
Antigo GEIN (Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação e Inclusão), fundado em 2006 no Núceo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE, Mudou de nome em 2016, para abarcar outros grupos e alteridades. É um grupo multidisciplinar que tem como propósito aprofundar reflexões sobre o diálogo entre Antropologia e Educação, promover discussões, cursos, ações, capacitações e assessorias que contribuam para o conhecimento antropológico e a promoção de direitos humanos a partir das correlações entre questões ou práticas educacionais e diferenças e/ou desigualdades de gênero, sexualidade, raça, etnia, geração, idade, e outros marcadores, seus deslocamentos, entrecruzamentos e/ou interseccionalidades. O ensino de Antropologia na formação de professores, a escolha profissional, os processos de ensino-aprendizagem e de socialização nos mais variados espaços, os diversos modos de visibilizar preconceitos e desigualdades e sua (re)produção na Escola ou em outros espaços de socialização.
Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/23288#recursosHumanos
- HISTAS – Historiografia das Antropologias
A antropologia vem experimentando nas últimas décadas uma renovação do interesse pela sua história. Uma grande diversidade de trabalhos vem discutindo a história da disciplina, confrontando-se com questões como a formação e instituição da etnografia e da antropologia, as bases filosóficas de suas epistemologias, a constituição de tradições nacionais e genealogias alternativas às narrativas mainstream, bem como com práticas de campo, métodos e teorias, além da relação entre o fazer etnográfico e as relações de poder. O grupo de pesquisa busca contribuir para a historiografia das antropologias praticadas no Brasil e em outros contextos nacionais e transnacionais em sua diversidade e pluralidade, dando preferência a antropologias não hegemônicas. Em seus trabalhos, o grupo de pesquisa focaliza tanto as histórias de ideias e conceitos quanto as histórias sociais das antropologias e dos antropólogos.
Coordenador: Peter Schröder
Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/551781
Nas redes sociais: https://www.facebook.com/groups/581170892511614
Website: http://observamus.com.br/ - LAV - Laboratório de Antropologia Visual
O LAV, criado em 1999, anteriormente parte do Núcleo de Imagem e Som & Ciências Humanas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas UFPE e vinculado ao PPGA. O LAV tem por objetivo principal apoiar investigações e produção de conhecimento no campo disciplinar da Antropologia Audiovisual e atividades de produções visuais. Atualmente promove o Festival Internacional do Filme Etnográfico (FIFER) e a Mostra de Antropologia Visual da UFPE além de manter grupos de estudos em antropologia visual e museus virtuais.
Coordenador: Alex Giuliano Vailati
Websites:
FIFER: http://www.filmedorecife.com.br
Mostra: http://vmostraav.blogspot.com/p/vmav.html
Nas redes sociais:
https://www.facebook.com/lav.fifer/?ref=your_pages
https://www.facebook.com/groups/472325022796683/
https://www.youtube.com/channel/UChcpMqlTzZRqVvsxwIHOhUQ/featured
- LEC – Laboratório de Estudos Avançados de Cultura Contemporânea
A antropologia, cada vez mais, tem ampliado seus interesses temáticos, seus campos de atuação e, sobretudo, a forma como alguns pesquisadores se colocam e agem face a novos fenômenos no mundo contemporâneo. A criação do LEC responde a novas necessidades de apreensão de fenômenos diversos, emergentes na contemporaneidade, como chave para a compreensão dos processos de mutações aceleradas que vêm atravessando a sociedade e cultura brasileira. A força centrífuga da globalização, orientada tanto pela economia de mercado como pelas novas tecnologias, tem favorecido a emergência de novos atores sociais, fronteiras transculturais, fluxos migratórios, construção de novas subjetividades, de estilos de vida, formas de sociabilidade que convivem com configurações histórico-culturais diversas no país e no mundo. As pesquisas e discussões desenvolvidas no LEC pretendem centrar-se na abordagem teórica da crescente complexidade das sociedades contemporâneas e na pluralidade de enfoques.
Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/15306
Rede Social: https://www.facebook.com/groups/466799416838560
Website: http://observamus.com.br/
- NA.REAL – Núcleo de Antropologia e REALidade
O Núcleo de Antropologia e REALidade (NA.REAL) surgiu de um projeto de extensão que propôs interrogar a realidade da colaboração teórica e pratica em projetos usando as metodologias colaborativas, as relações entre colaboradores e como estes podiam orientar a partir de suas práticas e epistémè particulares, a prática antropológica. Antropologia publica, PAR, questões de engajamento e ativismo interessam associadas à opção decolonial e recentes propostas da dita « virada ontológica », Science and Technology Studies, Data Sciences, Antropologia da vida, relações ontologias e política, relações raciais, e Performance.
Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/386071
- NEPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade
Os membros do NEPE desde em 2019 após uma reunião interna de avaliação e num processo de re-estruturação das suas atividades de pesquisa decidem consolidar as seguintes LINHAS DE PESQUISAS: a) Etnodesenvolvimento Territorialidade e Meio ambiente; b) Identidade, Etnicidade e Relações Interétnicas; c) Praticas Tradicionais de Cura e Intermedicalidade; d) Arquivos, Museus e Coleções Etnográficas. Os membros do NEPE reforçam os seguintes objetivos intitucionais: Produzir conhecimento sobre a Etnicidade enquanto fenômeno social vivenciado em diferentes contextos situacionais e históricos dando ênfase nas questões sócio-política de povos etnicamente diferenciados, buscando agrupar pesquisadores interessados na temática da etnicidade, dentro de uma perspectiva interdisciplinar tendo como objetivo específico coordenar um fórum de debates e pesquisas sobre o tema da identidade, etnicidade e das relações interétnicas como fenômeno-processo social no campo disciplinar da Etnologia Indígena.
Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/22882
Websites:
Coleção Etnográfica Carlos Estevão de Oliveira: http://www3.ufpe.br/carlosestevao
REMDIPE: http://www3.ufpe.br/remdipe/
Nas redes sociais:
https://www.instagram.com/remdipe/
https://www.facebook.com/etnicidade/
- OBSERVAMUS – Observatório de Museus e Patrimônios Culturais
OBSERVAMUS é um espaço de estudos, pesquisas e debates, interdisciplinar e interinstitucional, acerca das mais diversas questões e problemas relacionados aos processos de musealização, de valorização, difusão e preservação de patrimônios culturais em suas múltiplas dimensões: usos sociais, apropriações, políticas, práticas e metodologias. A intenção do observatório é também ampliar o debate sobre museus e patrimônios nos campos das políticas públicas de culturas, da cadeia produtiva da cultura e da gestão de bens culturais. Para tanto, propõe atividades sistemáticas por meio de fóruns, conferências, cursos, pesquisas, exposições e publicações que promovam o diálogo entre os diversos pesquisadores que se dedicam a esses campos temáticos.
Espelho do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/16460
Website: http://observamus.com.br/
- PISADA - Pesquisas em Dança e Antropologia
Aprofundar e ampliar os estudos da dança, sob uma perspectiva antropológica, através da coordenação de projetos, orientação de trabalhos, publicação de artigos, organização de encontros científicos, mostras de vídeo, promoção de oficinas e seminários com vistas a: dar corpo às questões que emergem de uma pesquisa sobre, com e desde o corpo em movimento, assegurando a sua centralidade no debate acadêmico; dar voz às perspectivas de fronteira, no caso, entre a antropologia e a dança, de modo a estimular uma reflexão surgida das margens, das brechas, das zonas interdisciplinares; e dar movimento, impulsionando a emergência de uma antropologia que dança e de uma dança que se antropologiza, porque não negligencia o corpo, não supervaloriza a mente. E nem o seu contrário. O grupo visa aproximar o conhecimento científico dos saberes populares e tradicionais relativos ao corpo e à dança, assim como ampliar a área de atuação e a experiência dos profissionais da dança e da antropologia.
Coordenadora: Maria Acselrad
Espelho do Grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4362172255045619
Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA)
Departamento de Antropologia e Museologia (DAM)Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Rua Acadêmico Hélio Ramos - s/n - 13º andar, Cidade Universitária - Recife, PE - Brasil CEP: 50.670-901
secretaria.ppga@ufpe.br