As ações de extensão no âmbito do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC), se dividem em dois grupos: Ações de caráter temporário e ações de caráter permanente.
As ações de caráter temporário, são cursos, seminários e pequenos congressos, a maioria voltados para complementação da formação discente. Quando disponíveis, as mesmas são apresentadas na forma de notícias na página principal.
As ações permanentes são projetos especiais, das áreas de atuação dos cursos de graduação vinculados ao DEMEC. Tais projetos, na sua maioria, participam de competições acadêmicas, onde procura-se aliar os conceitos aprendidos em sala de aula em atividades práticas de planejamento, projeto e construção. Nas abas abaixo, as principais informações a respeito de cada um destes são apresentados.
Projeto de Extensão MiniFoguetes UFPE
O Projeto de Extensão MiniFoguetes UFPE é uma proposta multidisciplinar que envolvem alunos e professores da UFPE no estudo de foguetes. O objetivo geral é a participação dos alunos na Competição Brasileira Universitária de Foguetes, promovendo a tecnologia aeroespacial além do âmbito da UFPE.
Caracteriza-se como um projeto de extensão, onde o ensino e pesquisa estão presentes, contribuindo para a formação continuada dos alunos, englobando o desenvolvimento e fabricação de protótipos de foguetes e o estudo de seus subsistemas.
Os alunos serão divididos em subgrupos de acordo com os seguintes temas de interesse: propulsão, ignição, estrutura, aerodinâmica, sistemas de controle e sistemas de recuperação, permitindo a integração e aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula. Ao integrar os conceitos aprendidos em sala de aula com uma aplicação prática, o projeto ajuda a impulsionar a formação profissional do aluno, agregarndo a experiência do trabalho em grupo, característica importante para o profissional em engenharia nos tempos atuais.
Os resultados do projeto serão divulgados para a comunidade em eventos como a própria Competição Brasileira Universitária de Foguetes e a feira de profissões, realizada anualmente pela UFPE, onde os alunos integrantes do projeto poderão difundir o conhecimento adquirido para estudantes de ensino médio.
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Projeto Mandacarú Aero Design
É um programa de competição estudantil mantido pela SAE Brasil, nos moldes do programa internacional existente desde 1992 nos EUA. Consiste no projeto e fabricação de por uma equipe de estudantes de um aeromodelo cargueiro rádio-comandado, de acordo com um regulamento válido para todas as regiões onde aconteçam etapas regionais da competição, seletiva para a etapa internacional. No Brasil o primeiro evento aconteceu em 1999 em São José dos Campos/SP.
A equipe da UFPE, AEROBEAT, foi organizada em Maio de 2001 e participou da terceira edição brasileira da competição, no início de Novembro do mesmo ano. Ela está se estruturando em torno das áreas de fluido e de projeto do DEMEC. Tem o apoio do Laboratório de Mecânica dos Fluidos e do Projeto Mini Baja. O programa para a competição de 2002 já está em andamento.
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Conheça o Projeto Aero Design : www.saebr.org.br
Contate a Equipe AEROBEAT : aerodesignufpe@hotmail.com
Projeto Mangue Baja
A SAE - Society of Automotive Engineering (Sociedade da Engenharia da Mobilidade) é uma das principais instituições mundiais de pesquisa e desenvolvimento na área da Tecnologia da Mobilidade (terrestre, aérea e marítima). Esta organização é formada por uma rede de filiais em mais de 60 países, sendo representada em nosso país pela SAE BRASIL e desde 95 organiza a competição nacional de Mini Baja.
O Projeto Mangue Baja é uma iniciativa da SAE BRASIL junto às universidades brasileiras. Seu objetivo é despertar a criatividade, contribuir para a formação profissional e estimular o espírito empreendedor dos futuros engenheiros mecânicos, além de revelar talentos para a Área Automotiva. Tecnologia, Juventude, Desafio, Espírito de Equipe e Educação são os ingredientes deste empreendimento de expressivo alcance junto aos estudantes.
O Desafio consiste em projetar e construir um carro off-road, respeitando-se os requisitos de projeto e segurança impostos pela SAE, divisão de engenharia.
O Evento nacional se realiza no mês de abril, em Interlagos, São Paulo, onde as equipes que participam enfrentam provas de natureza estática e dinâmica. O evento encerra-se com um enduro de 4 horas de duração, seguindo-se a premiação.
A Premiação consiste de medalhas, softwares de engenharia e espaço na mídia para divulgar a equipe, a universidade e nossos patrocinadores. Adicionalmente, a título de prêmio especial, os dois primeiros lugares ganham o direito de representar o Brasil na competição mundial que ocorre no mês de junho nos Estados Unidos da América - USA. Em paralelo, a Instituição passa a integrar o rank das universidades brasileiras consideradas formadoras de engenheiros mecânicos para a Área Automotiva.
HISTÓRICO DA EQUIPE MANGUE BAJA
O Projeto Mini Baja foi implantado na UFPE em 15 junho de 1999. A filosofia, o forte apelo acadêmico e o caráter empreendedor deste investimento transformaram-no em pouco mais de 2 anos no maior projeto de graduação da UFPE. Trajetória:
- em setembro de 99 participamos da I Competição SAE Norte-Nordeste de Mini Baja, em Natal, Rio Grande do Norte, onde ficamos em 3o lugar entre 8 equipes participantes;
- em abril de 2000 estreamos na competição nacional, onde alcançamos o 33o lugar entre 63 equipes de 56 universidades participantes. Um resultado animador!
- em abril de 2001 faturamos o 6o lugar geral entre 73 equipes de 66 universidades participantes e ficamos em 2º lugar em termos de Universidade no item "Relatório de Projeto de Engenharia". Outros resultados relevantes: 1º lugar em tração; 2º lugar em velocidade; 2º lugar em rampa.
DESDOBRAMENTOS/INVESTIMENTOS
As conquistas relacionadas demonstram nossa vocação para a área automotiva, gerando credibilidade junto a Administração Central da UFPE: Elementos de destaque:
- construção do "Laboratório de Engenharia da Mobilidade", inaugurado em 10/00;
- criação da disciplina de "Introdução a Engenharia da Mobilidade";
- consolidação de um dos maiores progra-mas experimentais de graduação em o-peração na UFPE e inserção da UFPE no rank das universidades que são consideradas principais Centros Formadores de Engenheiros da Mobilidade para a Indústria Automotiva Nacional;
- sólida contribuição na formação técnica dos alunos, inclusive no aspecto do empreendedorismo, (fonte: SEBRAE-PE)
- Geração de uma área de concentração e de conhecimentos em Engenharia da Mobilidade capaz de atrair investimentos para a Região Nordeste;
- Implantação do "NÚCLEO DE INTERAÇÃO DA MOBILIDADE", embrião do Pólo Automotivo Norte-Nordeste (projeto em andamento). Este Núcleo vai congregar importantes empresas do ramo automotivo, com investimentos em laboratórios para treinamento e formação de recursos humanos. A inauguração do Centro de Treinamento Regional da NSK na UFPE, em dezembro próximo, representa o 1º passo deste investimento.
- Construção de uma pista de treinamento e competição na UFPE (em andamento).
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Projeto Maracatronics
No Maracatronics usamos a robótica para estimular alunos desde o ensino médio até a pós-graduação à área de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, visando uma melhoria para a sociedade como um todo e para cada indivíduo.
Os alunos participantes trabalham em projetos multidisciplinares de robôs de competição. As competições permitem aos participantes entrar em contato com outras equipes, com diferentes técnicas e culturas, contribuindo para sua formação. Tal conhecimento é repassado com palestras em escolas mostrando o impacto e a importância da robótica – estima-se uma palestra em escola por mês.
Também realizamos eventos, tais como a RoboticPE, realizado desde 2016 com aproximadamente 100 competidores e a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que em 2019 reuniu aproximadamente 1600 alunos de ensino médio e fundamental. Os alunos cuidam de toda a logística do evento, desde credenciamento, aluguel de equipamentos, organização da competição até a identidade visual e divulgação.
O projeto também organiza visitas a empresas tecnológicas da região e contribuem com o PIPEX, ensinando a robótica a alunos em Passira. A equipe é coordenada pelo Prof. João Paulo e 4 outros orientadores, das áreas de eletrônica, mecânica e computação. Atualmente a equipe é composta por 40 alunos, de diversos cursos divididos em três subequipes: Combate, Autônomos individuais e Autônomos coletivos. A equipe participa da competição Robocore Winter Challenge desde 2013 e da LARC/CBR desde 2014. Buscamos levar o maior número de participantes a estes eventos.
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Projeto Navícula Boat Design
A equipe interdisciplinar Navícula Boat Design está formada por estudantes e professores dos cursos de engenharia Naval, Mecânica, Eletrônica, Automação e do curso de Publicidade e Propaganda. Foi criado no ano de 2014 e as atividades são desenvolvidas no Laboratório Navicula Research Center (NRC), localizado no andar térreo do Prédio da Engenharia Mecânica. Dentro destas instalações se desenvolvem três projetos de extensão, desenvolvidos em épocas e com subequipes diferentes, de acordo com as necessidades. No entanto, todo o ferramental, base de conhecimentos e área de trabalho é compartilhado pelos três projetos.
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Pagina do Facebook da Navicula: @naviculaboatdesign
Antiga Página da Navícula na competição DUNA: @LampiaoNaviculaBoatDesign
Os projetos são resumidamente descritos abaixo:
Projeto e Construção de Embarcações de Alto Desempenho – HYDROcontest
O presente projeto tinha como objetivo projetar e construir embarcações rádio controladas para carregar 20kg e 200kg de carga útil para participar da competição internacional HYDROcontest, organizada pela fundação suíça HYDROS.
O HYDROcontest era uma competição internacional de embarcações de alto desempenho, destinada a estudantes de engenharia. Tinha por objetivo: elaborar o projeto, construção e testes de uma embarcação rádio controlada, de forma que seja a mais rápida, com a maior capacidade de carga e com o menor consumo de energia, tendo como limite as dimensões máximas de 2,5mx2mx2m. Para o qual, todos os participantes deviam utilizar o mesmo tipo de motor elétrico de propulsão (tipo Watt&Sea e de 1200W de potência). O evento era anual, a primeira edição foi realizada no mês de julho de 2014 na cidade de Lousanne na Suiça. A última edição do evento foi em setembro de 2018 na cidade de Saint-Tropéz na França. Dentro da competição, as embarcações deviam percorrer um circuito pré-estabelecido com um comprimento total de 150m. Entre os conhecimentos que os alunos aplicavam eram técnicas de construção e mecanismos, conhecimentos de engenharia naval, mecatrônica e propulsão elétrica.
A equipe Navicula representou a UFPE em todas as edições do HYDROcontest, sempre com bons resultados e desde o 2015 foi a única equipe brasileira a participar. O HYDROcontest se fundiu com o evento Monaco Solar & Energy Boat Challenge, organizado pelo Iate Clube de Mônaco ao lado da Fundação Prince Albert II. Isto motivou a equipe a desenvolver tecnologia de propulsão elétrica solar para poder participar deste evento.
Projeto e Construção de Modelos de Rebocadores Rádio Controlados - DUNA
O Projeto de Extensão Modelos de Rebocadores Radio Controlados - DUNA, trata-se de um projeto em educação e tecnologia de caráter interdisciplinar desenvolvido pela equipe Navícula.
O objetivo principal é a construção de um rebocador de 1m de comprimento, com sistema de propulsão elétrico alimentado por baterias para poder participar do Desafio Universitário de NautiDesign, que é organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina e realizado anualmente na cidade de Joinville/SC. Esta competição teve seu início no ano de 2013, a UFPE é representada pela Navícula nesta competição desde a segunda edição realizada no ano de 2014, conseguindo bons resultados e colecionando troféus e reconhecimentos desde então. As atividades de projeto consistem em cálculos e simulações do projeto de rebocadores, projeto e construção de mecanismos, projeto e construção de circuitos impressos para o controle do rebocador. Assim como o projeto e construção de sistemas de telemetria, para poder registrar em tempo real parâmetros de desempenho importantes como velocidade, aceleração, capacidade da bateria e transmissão para um computador em terra. Impressão 3D de hélices, lemes e cascos de rebocador, assim como usinagem de peças metálicas. Todas estas atividades são realizadas nas instalações da Navicula Research Center (NRC) e no Laboratório de Manufatura de Modelos (LABMAN), ambos do curso de Engenharia Naval da UFPE. As atividades de construção em fibra de vidro são realizadas no estaleiro de lanchas ATYMAR (www.atymar.com). A equipe conta com o apoio da empresa de reparação de embarcações ASTER Marine Support (www.asterms.com.br).
Projeto de desenvolvimento de um Catamarã com Propulsão Elétrica e Sistema de Geração de Energia Fotovoltaica - Desafio Solar
O presente projeto em educação e tecnologia de caráter interdisciplinar tem por objetivo projetar e construir uma embarcação solar, assim como divulgar os trabalhos realizados para a comunidade acadêmica e público em geral nas redes sociais.
O objetivo principal é a construção de um catamarã de 6m de comprimento, com sistema de propulsão elétrico, alimentado por energia fotovoltaica gerada por painéis solares. Desta forma espera-se contribuir com o desenvolvimento tecnológico da utilização de energias renováveis na propulsão de embarcações. Devido à complexidade envolvida, o projeto foi dividido em três partes, estas são:
Parte 1: Projeto e Molde dos Cascos em 2019.
Parte 2: Construção dos Cascos e Desenvolvimento dos Sistemas de Propulsão e Governo em 2020
Parte 3: Montagem da Plataforma de união dos cascos e sistemas em 2021.
Parte 4: Realização de testes de avaliação e participação do Desafio Solar Brasil em 2022.
As atividades são realizadas pelos alunos e pelos professores participantes nas instalações do curso de Engenharia Naval da UFPE, estas são o Laboratório de Manufatura de Modelos (LABMAN), Navicula Research Center (NRC) e as atividades de construção em fibra de vidro são realizadas no estaleiro ATYMAR (www.atymar.com). O material para construção dos moldes foi fornecido pela empresa distribuidora de insumos para laminação de fibra de vidro (www.vifiber.com.br) e os painéis solares da embarcação foram doados pela empresa de sistemas de geração de energia solar Sunlight (https://energiasunlight.com.br).
A conclusão deste projeto é um passo prévio antes de participar no Monaco Solar & Energy Boat Challenge.
Canoas de Concreto: Uma nova contribuição para a coleta de lixo no Rio Beberibe
A comunidade Ilha de Deus é uma das mais antigas comunidades do Recife e é cercada por três rios – o Beberibe, o Tejipió e o Jordão, no bairro da Imbiribeira e pina. Nela moram mais de duas mil pessoas que vivem basicamente da pesca, produção de artesanatos e da reciclagem de lixo sólido. Desta forma a UFPE na tentativa de mitigar tais demandas desenvolveu ou ampliou novas técnicas e materiais de construção para embarcações típicas que navegam nos rios da comunidade, tais técnicas e novos materiais foram desenvolvidos nos laboratórios, por alunos e professores do Grupo E_Naval/UFPe. Propõe-se aqui levar tais técnicas e utilização destes novos materiais aos comunitários através de Curso/Oficinas. Para ver a página do Grupo E_Naval, Clique Aqui