Curso de Medicina - Bacharelado (CCM)
Graduação Graduação
A graduação em Medicina da UFPE é um curso que busca promover a formação de médicos que sejam profissionais críticos, reflexivos e generalistas com visão global do processo saúde-doença-cuidado a partir da teoria e da prática direcionadas por princípios éticos, bioéticos e coletivos, e de respeito ao ser humano e sua diversidade cultural e de suas comunidades; na busca por autonomia intelectual, como requisito à autonomia profissional, sustentada pela educação continuada, entendida como novo paradigma de aperfeiçoamento profissional.
O curso possui estrutura modular com o intuito de viabilizar uma abordagem de conteúdos que evite a superposição dos mesmos, facilitar a implementação de uma integração progressiva dos conteúdos programáticos, otimizar a compreensão dos estudantes nos conteúdos abordados uma vez que estes são discutidos em bloco por diferentes áreas do conhecimento e, possibilitar uma avaliação mais articulada e significativa da aprendizagem.
- Vinculação: Centro de Ciências Médicas
- Localização do Curso: Faculdade de Medicina do Recife
- Vagas oferecidas no SISU: Total de 140 anuais | Entrada: 1ª - 70 vagas e 2ª - 70 vagas
- Turno(s): Manhã/Tarde
- Carga Horária: 8235 horas
- Duração do Curso: Mínima – 12 semestres / Média – 14 semestres / Máxima – 18 semestres
Notícias Notícias
COMPROVANTE DE MATRÍCULA, DECLARAÇÃO DE VÍNCULO E HISTÓRICO ESCOLAR no SIGAA
- Para mais informações sobre como se cadastrar e utilizar o referido sistema, clicar no link abaixo e ir na aba "Estudante".
https://www.ufpe.br/prograd/encontros-sigaa
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REGISTRO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO SIGAA
Coordenação de Controle Acadêmico
E-mail: atendimentodiscente.prograd@ufpe.br
Fone: (81) 2126-8117/8611
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Divisão de Registro Escolar - DRE
Coordenação de Controle Acadêmico
DGA/PROGRAD/UFPE
E-mail: dre.prograd@ufpe. br
Fone: 81 2126-8104
ATENDIMENTO PRESENCIAL: Segunda a sexta (dias úteis): das 7:30 às 19:30
PARA SOLICITAÇÃO DE DIPLOMA DIGITAL?: www.ufpe.br/prograd/
Em caso de dúvidas sobre os procedimentos: solicitacao.
OBS: PARA RECEBIMENTO DE DIPLOMA FÍSICO (Não é necessário o AGENDAMENTO): Comparecer no horário de atendimento presencial descrito acima à Coordenação de Controle Acadêmico - Antigo Corpo Discente (Av. dos Economistas, 79, Cidade Universitária, Recife - PE).
Setor de Diploma 2126-8613
PARA SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA EX OFFICIO (POR FORÇA DE LEI): transferencia.exoficio@ufpe.br
- Para solicitar declaração de tramitação ou de veracidade de diploma da UFPE, informações sobre revalidação de diplomas estrangeiros ou processos de diplomas de IES conveniadas, esclarecimentos sobre trâmites dos diplomas digitais da UFPE: drd.prograd@ufpe.br
- Para tratar de dificuldades de acesso ou problemas relacionados com os serviços digitais da UFPE (SIGAA, UFPE ID, E-mail Institucional, entre outros): https://sites.ufpe.
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EMENTAS
Para solicitar PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR (ementa) dos perfis anteriores: Enviar histórico escolar oficial, (conforme instrução acima), para o e-mail: escolaridade.ccm@ufpe.br
Prazo de emissão: 30 dias.
OBS: As ementas do perfil curricular atual (6210-1), encontra-se disponível neste site no menu Programa de Componentes do Perfil Curricular 6210-1 abaixo.
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RESUMO DAS CARGA HORÁRIAS PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA
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MONITORIAS
Informações:
Coordenação de Apoio Acadêmico
Email: coordapoioacademico.prograd@ufpe.br
Telefone: +55 (81) 2126-7009
- Para Declaração de Monitoria de Discentes
Enviar e-mail para coordapoioacademico.prograd@ufpe.br Informando: Nome completo, CPF e os dados da monitoria (semestre, departamento e disciplina)
- Para Declaração de Monitoria de Docentes
Deverá ser solicitada via Sipac, conforme consta no Manual de Instruções
OBS: O prazo de emissão das Declarações de Monitoria é de 10 (dez) dias úteis
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INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Informações:
Setor de apoia à iniciação cientifica
Contato da Unidade: pibic.propesqi@ufpe.br e PIBIC CHAT
(whatsapp) 2126.7052 (https://wa.me/message/I2QUN3AOYZ2OH1)
DECLARAÇÕES
- Formulário on line para solicitação de declaração para estudantes
- Formulário on line de declaração para docentes
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EXTENSÃO
Informações:
Coordenação de Gestão e Assessoria Pedagógica da Extensão - CGAPE
Email: cgape.proexc@ufpe.br
Telefone: 2126-8134 | +55 81 2126-8609 | 2126-8633
Setor de Registro e Suporte ao SIGPROJ
Email: sigproj.proexc@ufpe.br
Telefone: 2126-8633 | 2126-8134
Setor de Certificação
Email: certificados.proexc@ufpe.br
Telefone: 2126-8633 | 2126-8134
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REQUERIMENTOS:
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Orientações sobre requerimento Revisão de prova:
A primeira revisão deverá ser requerida dentro do prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da divulgação das notas, e será feita pelo mesmo professor que emitiu o julgamento inicial, em dia, hora e local divulgados com antecedência de 2 (dois) dias, de modo a permitir a presença do requerente ao ato de revisão. (Conforme. Art. 9°, § 1° da Resolução N°. 04/94/CCEPE de dezembro de 1994)
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Orientações sobre requerimento de 2ª chamada:
1- O requerimento devera ser devidamente preenchido e anexado um documento de justificativa;
2- A documentação devera ser entregue na secretaria para que seja encaminhada à apreciação da coordenação do curso, dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis decorridos da realização da prova pela sua turma;
3- Após apreciação, a documentação sera devolvida ao interessado com a situação final identificada;
4- Em caso de deferimento, o interessado entregara a documentação à coordenação do módulo/disciplina.
requerimento entregue ao coordenador do curso ou da área dentro do prazo de 05 (cinco) dias úteis decorridos da realização da prova pela sua turma
(Baseado na Resolução N°. 04/94/CCEPE de dezembro de 1994)
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Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão - UGETE
Gerência de Ensino e Pesquisa - Hospital das Clínicas / UFPE
Email: ugete.hc-ufpe@ebserh.gov.br
Fone: (81) 2126-3516; Whatsapp: https://wa.me/558121263984
Av. Prof. Moraes Rego, s/n - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-465
Site: www.bserh.gov.br/web/hc-ufpe/
Informações:
Informações importantes para estagiários e internos que utilizam o campo de prática do HC/UFPE:1°) Fluxo para garantia de acesso do ALUNO (estagiário e interno) às dependências do HC/UFPE/EBSERH2°) Avaliação de satisfação do Aluno e preceptor que utiliza o HC/UFPE/Ebserh como campo de prática (aula prática, estágio e extensão)Por favor preencher formulário de Satisfação, imediatamente após o fechamento de cada ciclo de prática no HC/UFPE.Segue link: https://forms.office.com/r/dJKtC6R3pB Outras informações:Alunos de aula prática, visita técnica e atividades de extensão pontuais terão acesso ao HC conforme a validação da UGETE (para isso o professor da disciplina e/ou coordenação do curso deverá entrar em contato com o e-mail ugete.hc-ufpe@ebserh.gov.br para obtenção das informações necessárias para garantia do referido acesso).Fluxos, formulários e contatos atualizados seguem disponíveis em https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/ regiao-nordeste/hc-ufpe/ ensino-e-pesquisa/sitenovogep/ Catalogo-de-servicos
PROGRAD Lança edital de Matrícula 2024.1
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Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)
Sistema Acadêmico
As principais informações sobre a vida acadêmica estão disponíveis no sistema acadêmico. Nele, você tem acesso a histórico escolar, notas, grades de horários, faz matrícula, entre outras funcionalidades.
No campus Recife, o atual Sistema de Informação e Gestão Acadêmica (SIG@) será substituído pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) a partir de 16 de junho de 2023.
Para mais informações sobre a mudança de sistema, como se cadastrar e usá-lo, é só clicar aqui e ir na aba correspondente ao seu nivel, como: Estudante, Docente, Coordenação de Curso e etc. (https://www.ufpe.br/manual-do-estudante ; https://www.ufpe.br/prograd/encontros-sigaa)
- Card com orientações sobre matrícula e cronograma para acesso ao SIGAA
- Manual SIGAA - Portal do Discente de Graduação
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OBS: Em caso de correção de dados pessoais no SIGAA, enviar e-mail para: atendimentodiscente.prograd@ufpe.br, anexando cópia do RG (frente e verso).
Coordenação de Controle Acadêmico
E-mail: atendimentodiscente.prograd@ufpe.br
Fone: 81 2126-8611 / 8611
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Prograd lança Guia de Normatizações da Graduação
As normatizações referentes à graduação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) estão condensadas no Guia de Normatizações da Graduação, documento produzido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Lançado hoje (20), no site da Prograd, o guia tem formato digital e pode ser acessado por toda a comunidade acadêmica interessada em conhecer as resoluções, instruções normativas e portarias normativas internas, além do Estatuto e Regimento Geral da Universidade.
O guia aborda 35 pontos, como Ação Curricular de Extensão (Acex) e Atividades Complementares; Administração da Graduação e Coordenação de Curso; Avaliação; Empresas Juniores; Estágio; Mobilidade Acadêmica; Oferta de Componentes Curriculares; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); entre outros. Cada tema apresenta os links da respectiva normatização vigente e, quando houver, do documento revogado. Uma ementa também é disponibilizada.
<<GUIA DE NORMATIZAÇÕES DA GRADUAÇÃO>>
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Orientações aos Integrantes 2023:
(((Conheça a Faculdade de Medicina do Recife - Tour pela FMR - UFPE)))
- Acolhida 2023.1 Turma 154 <<<VEJAM AS FOTOS DOS EVENTOS >>>
- Acolhida 2023.1 Turma 154 - Encontro Pedagógico
OBS: O ingressante que tenha a intenção de desistir do vínculo, deverão confeccionar uma declaração de desistência na qual conste seus dados pessoais, datar e assinar a mesma, e, por fim, enviar para o e-mail sisu@ufpe.br anexando copia frente e verso do RG.
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Emissão de documento de Nada Consta: Acesse www.biblioteca.ufpe.br, faça login em Meu Pergamum, clique em Empréstimo e selecione Declaração de nada consta. É preciso permitir a exibição de pop-ups no seu navegador. Caso não lembre sua senha, contate a biblioteca setorial de seu centro ou a DAAP (daap.bc@ufpe.br).
PERFIL CURRICULAR 6210-1
COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO MÉDICO
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1º PERÍODO (M1)
MED0003- Estrutura, Organização e Funcionamento da Célula
MED0004 - Integração Básico-Clínica 1
MED0005 - Medicina, Ética e Relações Humanas
MED0007 - Sistema Nervoso e Sentidos Especiais
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2º PERÍODO (M2)
MED0008 - Construção e Produção do Conhecimento
MED0009 - Fundamentos da Prática Médica
MED0010 - Integração Básico-Clínica 2
MED0011 - Sistemas Cardiovascular e Respiratório
MED0012 - Sistemas Digestório e Urinário
MED0013 - Sistemas Endócrino e Reprodutor
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3º PERÍODO (M3)
MED0014 - A Ética e a Legalidade da Prática Médica
MED0015 - Fundamentos da Atenção Básica à Saúde 1
MED0016 - Introdução à Saúde Coletiva
MED0017 - Bases da Farmacologia
MED0018 - Mecanismos de Agressão e Defesa
MED0019 - Medicina, Sociedade e Bioética
MED0020 - Patologia Geral
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4º PERÍODO (M4)
MED0021 - Bases do Tratamento Médico
MED0022 - Desenvolvimento Pessoal e Profissional 1
MED0023 - Fundamentos da Atenção Básica à Saúde 2
MED0024 - Introdução à Clínica e Técnicas Cirúrgicas
MED0026 - Semiologia do Adulto e do Idoso
MED0027 - Radiologia Médica e Exames Laboratoriais
MED0028 - Semiologia da Criança e do Adolescente_______________________________________________________________________________________________________
5º PERÍODO (M5)
MED0029 - Assistência à Saúde da Gestante e do Recém- nascido
MED0030 - Assistência à Saúde da Criança e do Adolescente
MED0031 - Assistência à Saúde da Mulher
MED0032 - Assistência à Saúde do Adulto1 (Dermatologia)
MED0033 - Planejamento e Gestão de Serviços de Saúde_______________________________________________________________________________________________________
6º PERÍODO (M6)
MED0025 - Assistência à Saúde do Adulto 2
MED0034 - Assistência à Saúde do Adulto 3
MED0035 - Assistência à Saúde do Adulto 4
MED0036 - Desenvolvimento Pessoal e Profissional 2
MED0038 - Urgências Pediátricas
MED0039 - Epidemiologia
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MED0037 - Medicina Baseada em Evidências
MED0040 - Assistência à Saúde do Adulto 5
MED0041 - Assistência à Saúde do Adulto 6
MED0042 - Assistência à Saúde do Adulto 7
MED0043 - Desenvolvimento Pessoal e Profissional 3
MED0044 - Urgências Clínicas
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8º PERÍODO (M8)
MED0045 - Assistência à Saúde do Adulto 9 (DIP – Infectologia)
MED0046 - Assistência à Saúde do Adulto 8
MED0047 - Assistência à Saúde do Idoso (Geriatria)
MED0048 - Assistência Médica à Saúde Mental (Psiquiatria)
MED0050 - Urgências Cirúrgicas e do Trauma e Anestesiologia
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COMPONENTES ELETIVOS DO PERFIL
AN239 - Introdução à Dissecação
AT268 - Biologia Celular do Câncer
MED0066 - Biossegurança e Controle de Infecções Hospitalares
MED0067 - Clínica e Tratamento da Dor
MED0070 - Diagnóstico diferencial em Pediatria baseado em problemas
MED0071 - Fundamentos da Cirurgia Plástica
MED0073 - Humanização em Saúde
MED0078 - Medicina do Trabalho
MED0081 - Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador
MED0096 - Bioquímica do Câncer
MED0097 - Libras Aplicada à Medicina
MED0104 – Introdução à Bioestatística
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INTERNATO 1 (9º e 10º períodos)
MED0083 -Internato em Cirurgia Geral I – Emergência
MED0085 -Internato em Clínica Médica I – Emergência
MED0087 -Internato em Obstetrícia
MED0089 -Internato em Pediatria I – Emergência/Neonatologia
MED0091 -Internato em Saúde Coletiva - Atenção Básica
MED0094 -Internato em Saúde Coletiva – Gestão
INTERNATO 2 (11º e 12º períodos)
MED0084 -Internato em Cirurgia Geral II
MED0086 -Internato em Clínica Médica II
MED0088 -Internato em Ginecologia
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Processo de reserva de salas/espaços no CCM, NIATE ou HC, para atividades voltadas ao curso de Medicina. Enviar solicitação para o e-mail: fmrufpe.reservas@gmail.com, com as informações << descritas neste documento >> , para analise do pedido e tramitação da reserva.
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Para reserva de Salas e Espaços de ensino no HC- UFPE
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Para reserva do auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM), acessar o site: https://www.ufpe.br/ccm e clicar no menu "Reserva Auditório CCM"
Informações: diretoria.ccm@ufpe.br Fone: (81) 2126 3037
Dados do auditório:
Capacidade máxima de 130 pessoas, 1 projetor, 1 computador, 1 microfone e caixa de som.
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Laboratório de Habilidades Digitais ( Laboratório de Informática)
o Coordenação: Prof. Amadeu Campos
Para reserva deste Laboratório, acessar o site: https://www.ufpe.br/ccm e clicar no menu "Agenda Laboratório de Informática CCM"
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Laboratório Morfofuncional
o Coordenação: Profa. Carina Scanoni - carina.maia@ufpe.br
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Laboratório de Habilidades Médicas
o Coordenação: Prof. Milton Tube - milton.tube@ufpe.br
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Laboratório de Semiologia e Reanimação Cardiopulmonar
o Coordenação: Profa. Ana Caetano - ana.caetano@ufpe.br
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SALAS DE TUTORIAS NO CCM PARA OS DISCENTES DO CURSO DE MEDICINA
As reservas das tutorias são feitas pelos discentes do curso de medicina, seguindo a ordem de chegada. O(A) discente devera apresentar um documento oficial com foto e preencher o formulario de reserva que encontra-se na secretaria da escolaridade do curso.
REGRAS DE USO DAS TUTORIAS:
Tempo de permanência: Os horários são predefinidos e duram no máximo 2 horas, tendo o início e término previsto comforme abaixo indicado (OBS: O primeiro e último horário duram até 1h30).
Horários predefinidos:
Manhã/Tarde: 07:30 - 09:00 / 09:00 - 11:00 / 11:00 - 13:00 Tarde/ Noite: 13:00 - 15:00 / 15:00 - 17:00 / 17:00 - 18:30
Lista/fila de espera: O(a) discente ficara aguardando o término de alguma reserva que esta próximo de encerrar, podendo gerar uma lista/fila de espera, e esta sera atendida por ordem de chegada.
Renovações: Para continuar com a reserva, o responsável pela reserva devera fazer a renovação a partir de 20 minutos antes do término de sua reserva, conforme horário predefinido.
Regra: Caso o aluno não renove e exista alguem na lista/fila de espera, o mesmo terá que encerrar sua reserva e sera repassado a tutoria para o primeiro da lista/fila de espera.
Observações:
Número máximo de alunos por sala: 10 pessoas; PROIBIDO o Consumo de Alimentos nas salas de tutorias; Após o término das atividades: Desligar o ar-condicionado, fecha a porta e devolver a chave.
Coordenadores de Períodos, Módulos, Áreas de conhecimento, Internato, Monitorias, Membros do Colegiado, NDE e Equipe Técnico-administrativa:
- Manual SIGAA - Portal do Discente de Graduação
- Manual SIGAA - Portal do Docente da Graduação
- Manual SIGAA - Portal do Coordenador de Graduação
- Guia de Normatização da Graduação
- Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Medicina - (Resolução nº 3, de 20/06/2014)
- Regulamento de Atividades Complementares
- Procedimento para solicitação de registro de carga horária de Atividade Complementar e ACEX pelo SIGAA?
- Resumo de Carga Horária para Integralização do Curso de Medicina
- Regimento do Internato 2022
- Resolução N°. 04/94/CCEPE normas complementares, avaliação e controle da freqüência
Novo Processo Seletivo 7ºRM (atualizado em: 03/09/2024)
Sirva ao Brasil! Participe do Processo Seletivo para Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários Temporários das Forças Armadas
A 7ª Região Militar está com o processo seletivo aberto para a incorporação de profissionais de saúde ao Exército Brasileiro. Se você é médico, farmacêutico, dentista ou veterinário e deseja servir ao país, esta é a sua oportunidade!
Cronograma Importante:
• Inscrições: De 2 a 16 de setembro de 2024
• Divulgação dos Inscritos: Até 20 de setembro de 2024
• Seleção Complementar: De 9 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025
• Incorporação: 3 de fevereiro de 2025
Vagas Disponíveis: Os candidatos selecionados terão a oportunidade de servir em diversas cidades dentro da 7ª Região Militar, incluindo Recife, João Pessoa, Maceió, Natal, entre outras. Para maiores informações sobre o processo seletivo, leia atentamente o edital disponível no site.
Por que participar?
• Contribua diretamente para a saúde e segurança das tropas da 7ª Região Militar e do país.
• Agregue ao seu currículo essa experiência como Profissional de Saúde em um ambiente de alta responsabilidade e respeito.
• Aproveite a possibilidade de prorrogação anual do serviço, com um período máximo de até 8 anos.
Como se inscrever: Acesse o site https://7rm.eb.mil.br/index.php/component/k2/item/105 para mais informações e para realizar sua inscrição.
Não perca a chance de servir ao Brasil e fazer a diferença na vida de milhares de pessoas!
MFDV - Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários
News!! <<Maiores informações, clicar neste link>> News!!
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PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO POR MÉDICOS, FARMACÊUTICOS, DENTISTAS E VETERINÁRIOS
ATENÇÃO
Convocamos os estudantes com previsão de conclusão do curso de graduação em Medicina até 31 de janeiro de 2025, para participarem da palestra com as Forças Armadas conforme dados abaixo:
Assunto: Palestra das Forças Armadas para os MFDV
Dia: 09/04/2024
Horário: 13h
Local: Auditório do CCM
<<Ficha Individual para Serviço Militar (FISEMI)>>
Serviço Militar para MFDV
(Resumos das Leis e decretos)
A Lei Nr 5.292 de 08 Jun 67 regula a Prestação de Serviço Militar Inicial pelos concludentes dos cursos da área de saúde.
“O Serviço Militar Inicial é prestado, em caráter obrigatório, por profissional de Medicina, Farmácia, Odontologia e Veterinária, do sexo masculino.”
A convocação de mulheres diplomadas é permitida em caráter voluntário.
A prestação do Serviço Militar Inicial fica condicionada a que o MFDV tenha menos de trinta e oito anos de idade, referidos a 31 de dezembro do ano da incorporação.
Obrigatoriedade
Para fins de seleção, médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários, do sexo masculino, ficam obrigados a se apresentar, ainda como estudantes, no ano do término do curso.
De acordo com o Decreto no. 57.654, de 20 de janeiro de 1966, o Brasileiro em débito com o serviço Militar não poderá:
* obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
* assinar contrato com o Governo Federal, estadual ou municipal;
* obter carteira profissional, registro de diploma de profissão liberal, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função, bem como, licença de indústria e profissão;
* inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
* realizar residência médica.
Caso o MFDV tenha sua data de formatura adiada para o início do próximo ano, ainda assim, tem obrigação de se apresentar para a Seleção no corrente ano.
Quem deverá se apresentar para a seleção?
- O formando portador do Certificado de Alistamento Militar (CAM);
- O formando portador do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI);
- O concludente da Residência Médica (incorporação adiada);
- O que não se apresentou na ocasião oportuna (Refratário); e
- O que residia no exterior à época prevista para sua apresentação.
Para maiores informações referentes à seleção, acessem o site www.7rm.eb.mil.br e, no caso de dúvidas, tratar pelo e-mail prm07001@gmail.com.
Escolaridade / Secretaria
Escolaridade / Secretaria
Escolaridade / Secretaria
A Escolaridade / Secretaria presta diversos serviços aos discentes e docentes do curso de medicina, e à comunidade acadêmica, tais como: atendimento administrativo aos estudantes nas questões acadêmicas (informações gerais), Emissão de declarações, Implantação de Atividades Complementares no SIG@, Reserva de espaços, Desbloqueio do CPF no SIG@, Oferta dos Componentes Curriculares no SIG@, Informações sobre o funcionamento dos componentes (horário e locais das aulas), Verificação dos candidatos à Láurea e seleção do laureado, de acordo com os critérios pré-estabelecidos pela Universidade e etc.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
EQUIPE e CONTATOS:
Danielle Gomes de Araujo (Chefe da Escolaridade)
Lindsay Evelyn de Lira Pessoa ( Secretária do Curso)
Manassés Severino dos Santos (Administrativo)
E-mail: escolaridade.ccm@ufpe.br
Fone: 2126-8544 / Whatsapp: +55 81 2126-8544
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INFORMES:
Escolaridade / Internato
Escolaridade / Internato
Escolaridade / Internato
A Escolaridade / Internato presta diversos tipos de atendimento aos discentes como: Recepção dos ingressantes no Internato (Acolhida), Atendimento aos estudantes do Internato (Estágio Curricular Obrigatório), Elaboração de documentos a serem encaminhados aos campos de estágios, Emissão de declarações; Assessoria aos Supervisores de Área do Internato, Organização das pastas dos internos, Confecção do Mapa de Notas e controle do mesmo junto aos alunos/campos de práticas, Elaboração e execução dos cronogramas de rodízio, Acompanhamento dos alunos descontínuos, Gestão de Conflitos nos campos de prática, Gestão das vagas de estágio em articulação com as instâncias relacionadas ao estágio curricular obrigatório em Medicina e etc.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
COORDENAÇÃO:
Profª. Marcia Silva de Oliveira Moura (Coordenadora do Internato)
E-mail: marcia.silvaoliveira@ufpe.br
Profª. Nadia Maria da Conceição Duarte (Vice-coordenadora do Internato)
E-mail: nadia.duarte@ufpe.br
ÁREAS e CONTATOS:
Área acadêmica: Pediatria I e II e Ginecologia
Responsável: Claudia Rogeria Cavalcanti
E-mail: internatomiufpe@gmail.com
Área acadêmica: Saúde Coletiva, Saúde Mental e Obstetrícia
Responsável: Djanilson Lopes de Souza Fontes
E-mail: internatosaudecoletivaufpe@gmail.com
Área acadêmica: Cirurgia Geral I e II ,Clínica Médica I e II
Responsável: Evelinne Maria Freitas de Souza Lima
E-mail: internatofmrufpe@gmail.com
Whatsapp: +55 81 2126-3035
Área acadêmica: Opcional
Responsável: Margarete Valdevino da Silva
E-mail: internatocm.ufpe@gmail.com
Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica (NEAP)
Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica (NEAP)
NEAP - Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica
Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina (NAEM)
Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina (NAEM)
Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina (NAEM)
O Nucleo de Apoio ao estudante de Medicina foi criado em Criado em 2008 tendo como publico alvo os Estudantes de todos os períodos do Curso de Medicina/UFPE;
- Objetivo Geral:
Oferecer apoio ao estudante de Medicina, de maneira abrangente em aspectos voltados à adaptação e funcionalidade do curso ou a questões pessoais, seguindo os preceitos do Eixo Humanístico do Curso.
- Objetivos Específicos:
Acolher alunos iniciantes do curso a cada semestre, facilitando a sua adaptação; Identificar alunos com dificuldades no rendimento escolar e na adaptação ao curso; Apoiar o estudante em processos de aprendizagem que requeiram novas habilidades frente às diferenças socioculturais;
- Apoiar o estudante diante de situações que envolvam algum tipo de desconforto emocional;
- Apoiar alunos que residem na Casa do Estudante;
- Avaliar a necessidade de apoio psicológico e/ou psiquiátrico;
- Encaminhar para atendimento especializado no HC e/ou outras instituições;
- Realizar pesquisas pertinentes à área;
- Promover eventos visando refletir sobre temas relacionados à formação médica e à saúde mental do estudante;
- Mediar questões inerentes a situações que envolvam a relação com o paciente, com os colegas e com os professores.
EQUIPE e CONTATOS:
Hemmyle Brito de Azevedo (Técnica em Assuntos Educacionais)
E-mails:
naem.ccm@ufpe.br
hemmyle.azevedo@ufpe.br
WhatsApp: +55 (81) 98896-7356
Contatos Contatos
Curso de Medicina - Bacharelado - CCM
Centro de Ciências Médicas I Faculdade de Medicina do Recife - UFPE Av. da Engenharia, 531-611 - Cidade Universitária, Recife - PE, 50670-901
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