- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Conexão UFPE/
- Poliomielite: por que a doença voltou a preocupar as autoridades de saúde?
Conexão UFPE Conexão UFPE
Poliomielite: por que a doença voltou a preocupar as autoridades de saúde?
Segundo a Opas, o Brasil tem alto risco de voltar a apresentar casos da doença
Apesar de a poliomielite ser considerada uma doença erradicada no Brasil desde 1994, ela voltou a despertar a preocupação nas autoridades de saúde. Isso porque, segundo a Organização Panamericana de Saúde (Opas), o país tem alto risco de voltar a apresentar novos casos da doença e o principal motivo é a queda na taxa de vacinação. Mas além do Brasil, outros países também começaram a se preocupar com a volta da pólio. Neste ano, a Inglaterra detectou a presença do vírus em amostras de esgoto coletadas e, além disso, os Estados Unidos identificaram o primeiro caso da doença desde 2013.
Então, para entender melhor o cenário atual da poliomielite no Brasil e no mundo, conversamos com Evonio Campelo, professor de Medicina Tropical e médico do Hospital da Clínicas da Universidade, e Regina Coeli, pediatra infectologista do Hospital Oswaldo Cruz.
Apresentação: Ariana Pacheco I Produção: Yuri Costa I Arte: Igor Xavier I Fale com a gente através do https://twitter.com/conexaoufpe
Rádio Universitária FM - O Conexão UFPE também vai ao ar toda sexta-feira, às 13h, na Rádio Universitária FM, na frequência 99.9 mHz e no site www.ufpe.br/ntvru.
Ouça o Conexão UFPE também no seu tocador de podcast favorito - Toda quinta-feira, às 17h, você confere um episódio inédito do Conexão UFPE no Spotify, Mixcloud, Google Podcasts, Deezer, Apple Podcasts e Amazon Music. Acesse os nossos perfis e não perca nenhum programa.