Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre a Universidade Federal de Pernambuco e ações no âmbito de sua competência.

 

UFPE

1. QUAIS SÃO AS FORMAS DE INGRESSO NA UFPE?

A admissão de alunos da Universidade Federal de Pernambuco pode ser realizada de diversas maneiras. Entre os caminhos para fazer parte do corpo discente da instituição, constam o concurso vestibular e o processo extravestibular. Além desses, também existem os acessos por meio dos programas de pós-graduação e extensão da UFPE. 

 

2. A UFPE ISENTA DA TAXA DA INSCRIÇÃO OS CANDIDATOS AO VESTIBULAR/CONCURSO PÚBLICO, DE BAIXA RENDA, QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR?

Sim, a isenção da Taxa de Inscrição será concedida aos candidatos que comprovarem insuficiência de recursos para arcar com seu pagamento, conforme estabelece o Decreto Nº 6.593/2008. Para tanto, o interessado deverá requerer o benefício através de requerimento publicado no edital do concurso/vestibular a ser prestado, em período determinado no mesmo. Para pleitear a isenção da taxa de inscrição o candidato deverá estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), fornecer o Número de Identificação Social - NIS e pertencer a família de baixa renda, nos termos do Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007.

 

3. A UFPE ACEITA ALUNOS TRANSFERIDOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR?

Sim, através do processo de admissão extravestibular. Esse processo é destinado aos estudantes que desejam realizar reintegração ou uma transferência interna ou externa. Atualmente, a UFPE realiza provas para avaliar o conhecimento e habilidades dos candidatos às vagas de extravestibular. Além do teste, os estudantes devem obedecer a alguns requisitos. No caso de transferência externa, o interessado deverá já ter cumprido 25% da carga horária do seu curso. Será preciso também comprovar ter menos de 70% da carga horária a cumprir para conseguir a transferência. Mais informações no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos. Vale registrar que a cada ano são publicadas novas regras através de editais.

 

4. A UFPE TEM CONVÊNIO COM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS?

Sim, através da Cooperação Internacional, que é a instância responsável pelo intercâmbio da UFPE com instituições de ensino superior de diversos países. Ela possibilita aos estudantes e professores pernambucanos a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas com discentes de todas as partes do mundo. Mais informações: https://www.ufpe.br/cci

 

5. ONDE POSSO ENCONTRAR O CALENDÁRIO ACADÊMICO-ADMINISTRATIVO DA UFPE?

O calendário acadêmico-administrativo pode ser encontrado no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (PROACAD): http://www.ufpe.br/proacad/ ou diretamente pelo link: https://www.ufpe.br/proacad/calendario-academico

 

6. DEPOIS DE INGRESSAR, É POSSÍVEL MUDAR DE CURSO?

Sim, dentro da mesma área de conhecimento, através de Transferência Interna, processo que também faz parte do Ingresso Extravestibular. A Transferência Interna é exclusiva para alunos da UFPE que ingressaram por vestibular em curso de graduação e que pretendem mudança de curso dentro da mesma área de conhecimento. Os candidatos devem esperar divulgação do edital no site da PROACAD (http://www.ufpe.br/proacad/) para realizar as inscrições e participar do Processo Seletivo.

 

7. ONDE ENCONTRO OS EDITAIS DE SELEÇÃO PARA CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO OFERECIDOS PELA UFPE?

Todas as informações e documentos referentes aos cursos de Pós-Graduação oferecidos pela UFPE podem ser encontrados no site da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ), através do link:

http://www.ufpe.br/propesq

 

8. QUAL É O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELAS SELEÇÕES DE VESTIBULARES E CONCURSOS DA UFPE?

A COVEST-COPSET - Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos é a comissão responsável por estruturar e executar os vestibulares e concursos da UFPE. Essa comissão é formada por professores da Universidade Federal de Pernambuco, que dirigem uma equipe de profissionais qualificados e de grande credibilidade, tanto na constituição de bancas de elaboração de questões como no apoio logístico e no processamento eletrônico do vestibular. Para mais informações, acesse o site: http://www.covest.com.br.

 

9. QUAIS OS CURSOS DE OFERTADOS PELA UFPE?

A Universidade Federal de Pernambuco oferece 90 cursos de graduação, em seus três campi, e 106 cursos de pós-graduação, nas mais diversas áreas do conhecimento acadêmico. As aulas são ministradas no Recife, em Caruaru e em Vitória de Santo Antão, por um corpo de professores qualificado e considerado entre os melhores do Brasil.

A lista completa dos cursos de graduação oferecidos pela UFPE pode ser encontrada através do link:

https://www.ufpe.br/cursos/graduacao. Enquanto que as informações e opções de cursos de pós-graduação pode ser encontrada através do link:

https://www.ufpe.br/cursos/pos-graduacao.

A UFPE também oferece a Educação a Distância (EAD), que é um importante instrumento para a produção e socialização do conhecimento nas várias esferas da sociedade, onde as barreiras de tempo e espaço são eliminadas. Os cursos e programas oferecidos estão disponíveis em: https://www.ufpe.br/educacao-a-distancia.

 

10. COMO POSSO ME TORNAR UM SERVIDOR OU PROFESSOR DA UFPE?

O processo seletivo para professores e servidores da UFPE é feito, exclusivamente, por concursos públicos realizados pela COVEST-COPSET. Os candidatos devem ficar atentos às publicações dos editais e às datas de inscrições e provas. É necessário, também, que o candidato satisfaça todos os requisitos exigidos no edital para o cargo a que vai se submeter.

 

OUVIDORIA

1. COMO A OUVIDORIA-GERAL DA UFPE PODERÁ AJUDAR?

A Ouvidoria-Geral atua no processo de comunicação da Universidade com a comunidade, acompanhando a demanda que recebe, até sua efetiva conclusão.

 

2. QUEM PODE APRESENTAR DEMANDAS PARA A OUVIDORIA-GERAL DA UFPE?

Qualquer pessoa da comunidade universitária, ou da comunidade externa, que tenha interesse relacionado à UFPE.

 

3. QUE TIPOS DE DEMANDAS SERÃO RECEBIDOS PELA OUVIDORIA-GERAL DA UFPE?

Serão recebidas as seguintes demandas: reclamações, denúncias, críticas, sugestões e elogios.

 

4. É PRECISO ME IDENTIFICAR, MESMO EM CASO DE DENÚNCIA?

Sim. Todos os demandantes deverão se identificar, lembrando que será garantido o direito de sigilo, quando for solicitado.

 

5. E É POSSÍVEL FAZER UMA DENÚNCIA ANÔNIMA?

Sim. Mas, uma denúncia anônima que apenas veicule conteúdo calunioso, difamatório ou injurioso contra agente público será arquivada de ofício.

 

6. COMO POSSO ENCAMINHAR UMA DEMANDA?

Pode ser encaminhada através do formulário padrão disponível na página da UFPE. Além do comparecimento pessoal, ainda é possível encaminhar uma demanda através de e-mail ou carta. Lembramos que devem ser informados, no mínimo: nome; endereço (e-mail, telefone ou endereço); e descrição resumida da demanda.

 

7. COMO FAZER CONTATO COM A OUVIDORIA-GERAL?

O contato com o Ouvidor-Geral, Professor Ivan Vieira de Melo, poderá ser feito na Sala 111, no Térreo do prédio da Reitoria;
Av. Professor Moraes Rego, nº 1235 - Cidade Universitária – CEP 50670-901; Tel. (81) 2126-8195; E-mail: ouvidoriageral@ufpe.br.

 

8. QUANDO DEVO PROCURAR A OUVIDORIA-GERAL DA UFPE?

A Ouvidoria-Geral deverá ser procurada somente quando forem esgotadas as tentativas de solução da demanda, junto às Unidades administrativas competentes da UFPE.

 

9. EM QUANTO TEMPO RECEBEREI A RESPOSTA PARA A MINHA MANIFESTAÇÃO?

O prazo para uma primeira resposta será de no máximo 06 (seis) dias úteis, contados a partir da data de recebimento na Ouvidoria-Geral.